Opinião Médica

29/05/2013

“Queremos alcançar o padrão ouro de atendimento”

 
 
 
 
 
    Médico formado na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Cuiabá, Regis Vieira de Castro é o chefe do novo serviço de referência implantado no Hospital Lúcio Rebelo: Ortopedia e Traumatologia. O profissional, que estagiou em R4 Quadril no HGG e no Hugo, compõe o respeitado quadro do Crer e já participou de vários congressos e jornadas em sua área. Tem, ainda, trabalhos científicos publicados, como “Tratamento de OsteomieliteCavitária com Retalhos Musculares” e “Artrodese de Tornozelo com Haste Intramedular Retrógrada”.  Regis conta como está funcionando o novo serviço.
 
- Como surgiu o serviço de referência em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Lúcio Rebelo?
Regis – O convite partiu do doutor Percival Rebelo. Ele me chamou e contou sobre os planos dele para o Hospital Lúcio Rebelo. Falou do ousado projeto da reforma e ampliação e disse querer que o hospital seja uma referência regional em medicina de ponta em várias especialidades. Daí ele abriu as portas para a implantação do serviço de Ortopedia e Traumatologia. Ele nos disponibilizou todas as condições necessárias para dar início ao trabalho e montamos uma equipe completa com todas as subespecialidades ortopédicas.
- E quais são essas subespecialidades?
Regis – Coluna, ombro, mão e microcirugia, joelho, quadril, pé, fixador externo e reconstrução óssea. Além da ortopedia pediátrica. Então, o paciente que estiver necessitando de tratamento na área de Ortopedia vai ter todo um corpo clínico pronto a responder qualquer demanda. Ao todo somos 19 médicos.
- Aonde vocês pretendem chegar? Qual é o padrão de atendimento que vocês pretendem alcançar?
Regis – Pretendemos alcançar o padrão ouro de atendimento, como se diz na linguagem médica. Vamos trabalhar com afinco para que o paciente que vier até nós saia daqui satisfeito e com o seu problema plenamente resolvido, além de receber um tratamento de excelência, como preza o Hospital Lúcio Rebelo.
- Que condições o senhor encontrou no HLR para montar esse novo serviço?
Regis – A implantação de um serviço complexo, por si só, já é um trabalho difícil. Mas o volume de pacientes nos quatro primeiros dias já nos surpreendeu. Toda a alta diretoria do Hospital não tem medido esforços para nos atender no que for necessário para o bom andamento do trabalho.
- E no que diz respeito aos aparelhos específicos para os exames? O HLR está preparado?
Regis – O Hospital Lúcio Rebelo está totalmente preparado. No Pronto- Socorro para Ortopedia a gente precisa de uma equipe qualificada 24 horas – esse será o grande diferencial. Nenhum outro hospital da cidade tem uma equipe multidisciplinar de plantão. Sem falar que aqui temos condições de realizar Raio-X e tomografia de urgência, os aparelhos estão à nossa disposição. E a ressonância está chegando. Sem falar dos exames laboratoriais e do centro cirúrgico pronto a qualquer hora do dia e da noite.
- Quais os tipos de cirurgia o HLR está capacitado para fazer na especialidade?
Regis – Na área de Ortopedia, todas. Menos as que requererem banco de ossos. Desde fraturas a cirurgias de urgência, cirurgias reparadoras e reconstrutivas. Todas.
- E a capacidade de atendimento diário?
Regis – Vai depender demanda. E estamos preparados para uma grande demanda. O paciente que chegar ao Pronto-Socorro será acompanhado desde o seu momento crítico até que o problema seja resolvido. Não vai ser um tratamento apenas com pareceres médicos, vai ser um trabalho investigativo com alta resolutividade.  
 
 
Equipe de Ortopedia e Traumatologia do HLR
Quadril: Regis Vieira de Castro, Marcio O. Calabria Jr., André Coelho Thomé
R4 Quadril: Tiago Bernardes
Joelho: Carlos Thomé, Erico Neri Duarte
R4 Joelho: Leonardo Jorge, Guilherme Lima
Cirurgia da coluna: Daniel Labres
: Leandro Zica
Ortopedia pediátrica: Leandro Vilarinho
Fixador externo: Fernando Rodrigues, Alano Ribeiro
 
Nosso Endereço Av. Edmundo Pinheiro de Abreu n° 451 St. Bela Vista, CEP:74823030
Contato (62) 3257.2000
contato@luciorebelo.com.br
Inédita Propaganda